Vacinando no Alvo

1
1

Vacine no alvo:
na tábua do pescoço

Este é o melhor lugar para aplicar a vacina, porque:

• a carne do pescoço não é nobre e vai ser vendida em pedaços. Se a vacina for no lombo, a gente pode perder um pedaço do contrafilé. Isso ninguém quer, né?

• se todos vacinarem na tábua do pescoço, fica muito mais fácil para o frigorífico encontrar qualquer reação vacinal, porque nem precisa procurar muito.

compartilhar
1
2

Nova dosagem:
antes, eram 5 ml.
agora, são 2 ml.

A vacina contra a febre aftosa é conhecida por sua densa viscosidade. Quanto menor a quantidade, menor a probabilidade de causar uma pequena inflamação local.
Agora que a vacina tem apenas 2 ml, essa probabilidade de inflamação local diminuiu e você pode aplicar com mais tranquilidade e segurança.

Lembre-se sempre de que a vacina deve ser aplicada na tábua do pescoço, com agulha limpa e curta, e sempre na camada subcutânea.

compartilhar
1
3

Acerte na camada subcutânea

É importante aplicar debaixo do couro, e não no músculo, porque:

• a vacina contra a aftosa é oleosa e é normal gerar uma reação no animal. Só que a reação dentro do músculo fica escondida. Assim, na hora do abate, é mais difícil identificar e eliminar o pedaço que não pode ser aproveitado.

• quando a reação é intramuscular, gera um prejuízo de até R$ 40,00 por cabeça na hora do abate, porque a carne precisa ser inutilizada. Com a aplicação subcutânea bem feita, o prejuízo por cabeça é zero, pois toda a reação pode ser retirada.

compartilhar
1
4

Use a Agulha certa e em boa condição

• É importante escolher a agulha certa. As ideais para aplicação subcutânea são as mais curtas, pois não atingem o músculo.

• A agulha precisa estar em boas condições, ou seja, limpa, nova e reta. Se entortar ou perder o fio, jogue fora!

• Na ponta da agulha, tem uma lâmina, ou seja, ela “corta” o couro do animal. Por isso, é ideal aplicar na diagonal, num ângulo de 45º, para usar o máximo dessa lâmina e aplicar a vacina logo abaixo do couro e antes do músculo.

compartilhar
1
5

Um pequeno caroço não é um grande problema

Mesmo vacinando no alvo (na tábua do pescoço), existe a possibilidade de surgir um pequeno caroço na pele do gado.

Esse caroço é irrelevante, perto do grande prejuízo causado em caso de aplicação em local errado.

É muito mais importante vacinar no local correto (NA TÁBUA DO PESCOÇO), e surgir um caroço naquela área, do que vacinar em local errado e perder a carne toda na hora da comercialização.

compartilhar
1
6

Não tenha pressa

Lembre-se de que você tem o mês de maio inteiro para vacinar seu rebanho. Portanto, não corra!

Se você tentar fazer tudo rápido, aumenta o risco de acidentes (tanto com o gado quanto com você), além de erros na aplicação, contaminações e outros inconvenientes que vão gerar prejuízos para todos lá na frente.

Mexendo com animais, devagar é mais rápido.

compartilhar